Estigmatinos Ribeirão Preto

Estigmatinos em Ribeirão Preto:

Sabemos que a nossa vida é formada por diversos momentos, aonde somos colocados diante de variadas situações que irão requerer de nós as mais ousadas, ou não, reações, sentimentos, ações e, para tudo isso, precisaremos sempre de muita fé e confiança, pois sabemos que em tudo o que passamos em nossa vida, somos mais que vencedores, pois estamos sempre fortalecidos na esperança e na coragem que nos vem de Nosso Senhor Jesus Cristo. E a história dos estigmatinos no Brasil, especialmente em Ribeirão Preto, não foi isenta de alegrias, tristezas, desafios e vitórias, muito pelo contrário, os desafios foram os mais variados, os maus momentos também existiram, mas em tudo fomos mais que vencedores, em tudo a alegria sempre existiu, pois nunca nos faltou a fé e a mão de Deus sempre foi muito presente, nos conduzindo, nos amparando e nos guiando em toda a nossa história.

Ao desembarcar no Brasil, no ano de 1910, o Padre Alexandre Grigolli e seus companheiros Irmão Domingos Valzacchi e Henrique Adami, trouxeram na bagagem muita coragem e muitos planos para estabelecer no país a presença missionária da Congregação dos sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, na intenção de evangelizar e ser a presença de Cristo no Brasil, através de seu carisma apostólico, servir a Igreja e o povo de Deus, se colocando a disposição dos bispos e suas mais variadas necessidades. E após muita luta e oração se estabeleceram provincialmente na cidade de Rio Claro, aonde na época funcionava a a administração provincial e a casa de formação de nossos padres. Hoje em Rio Claro funciona a nossa cúria provincial e a paróquia Santa Cruz, uma de nossas casas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, formando assim a Província Santa Cruz.

Com o aumento no número de vocações, com o grande fluxo de pessoas na mesma comunidade religiosa e com o grande fluxo de trabalho missionário que tínhamos na época, surgiu a necessidade de se construir um seminário, que serviria como casa de formação de nossos estudantes ginasiais, filósofos, noviços e teólgos.  Mas como nem tudo é tão simples, começamos uma busca pela providência Divina, para conseguirmos um local adequado e dentro das possibilidades, para realizar esse sonho e atender essa nossa necessidade. Qual foi a nossa surpresa, o então bispo da então diocese de Ribeirão Preto, Dom Alberto Gonçalves, que sabendo de nossa urgente necessidade e com o desejo de ter em sua diocese a presença dos padres Estigmatinos, enviou-nos uma carta, oferecendo o prédio do seminário diocesano por um período de tempo, para que assim nós pudéssemos nos estabelecer na cidade de Ribeirão Preto, fazendo dessas terras um campo missionário e formativo. Foi assim que em 1938 os Estigmatinos ganharam as terras pretanas e começaram sua nova missão, que era de formar padres e atender as necessidades da então diocese de Ribeirão Preto.

O tempo passou e a necessidade de deixar o prédio do seminário diocesano foi se aproximando, nos criando uma grande preocupação, pois como haveríamos de construir um seminário sem recursos, além de que já estávamos totalmente imersos nas atividades pastorais da diocese de Ribeirão, e ter que deixar essas terras seria algo totalmente ruim e devastador. Porém o olhar atento e de profunda oração de nosso pai fundador, nos alcançou a providência Divina, quando em 1941 conseguimos comprar um terreno na cidade e assim iniciamos a construção de nosso seminário, que aos 30 de julho de 1944 foi solenemente inaugurado e começou a ser habitado por nossos confrades e estudantes.

Não foi um período muito fácil, pois a construção  não havia terminado e muitos recursos, como água segura para beber e cozinhar, não estavam sempre disponíveis, fazendo com que vivêssemos diante de grandes desafios, que pela graça de Deus foram sendo superados e vencidos. Em 1948 a famosa capela dos Estigmas foi inaugurada, trazendo mais vida e movimento para a nossa comunidade, pois o povo da cidade começou a frequentar nossa capela e ficar cada vez mais próximos de nós, criando laços que pelo amor de Cristo até hoje existem e são fortes e sempre crescentes. Após um período de tempo, em meados dos anos 50, a congregação foi abençoada com uma paróquia que começou a ser construída e hoje é uma das matrizes da cidade, a paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Muitos foram os desafios, muitos foram os medos e muitas foram as vitórias, assim se resume a nossa linda  profunda história em Ribeirão Preto, que até hoje se mantém viva e vibrante, parte imprescindível na cidade, que nos acolhe sempre com cada vez mais amor e alegria, fazendo da nossa história um grande abraço de Deus.

Alguma dúvida ou colaboração sobre o assunto?

Igreja Estigmatinos Ribeirão Preto

Paróquia / Comunidade

Onde Estamos

Rua Conde Afonso Celso, 1282

Jardim Sumare- 14025-040

Ribeirão Preto - SP

Secretaria

Segunda a Sexta: 08 às 17h

Sábado: 08 às 12h

Fone: (16) 3623-4506

Confissões

Terça, Quinta e Sexta: às 15h

Pároco

Segunda e Quarta: 15h

Sábado: 09 às 12h

TOP